Post Page Advertisement [Top]

Eduardo Nascimento assina carta de compromisso com Grupo de Trabalho "Saúde Mental em Pauta"

 Eduardo Nascimento assina carta de compromisso com Grupo de Trabalho "Saúde Mental em Pauta"

O pré-candidato a prefeito de Marília e atual presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nascimento, participou, no último sábado, de um encontro com o Grupo de Trabalho (GT) "Saúde Mental em Pauta". Esse grupo, formado a partir do movimento social da Reforma Psiquiátrica e de Luta Antimanicomial Brasileira, é composto por profissionais e pesquisadores de diferentes áreas. O GT solicitou uma reunião com Nascimento, que prontamente se dispôs a compreender a problemática  no município.



Estiveram presentes na reunião Maria Elizabeth da Silva Hernandes Correa, Adriana Magali Dezotti Batista,  Danielle dos Santos Cutrim Garros,  Emerson da Silva dos Santos e Wellington Aparecido Silva. Eles apresentaram os desafios e avanços necessários no cuidado psicossocial da população mariliense, abrangendo todas as fases da vida e populações vulneráveis, como pessoas com deficiências (especialmente TEA), imigrantes, refugiados, pessoas em situação de rua, vítimas de violência, e profissionais de diversos segmentos, inclusive servidores municipais.

Durante a reunião, foram discutidos temas sobre as determinantes sociais da saúde mental. O grupo esclareceu sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), conforme a Política Nacional do SUS, que prioriza o cuidado comunitário e em liberdade, contrapondo-se às internações em comunidades terapêuticas e hospitais psiquiátricos. Essas práticas, segundo o grupo, reforçam o estigma, a exclusão social e as violações dos direitos humanos.


O GT "Saúde Mental em Pauta" destacou a necessidade de o gestor público garantir que os recursos sejam investidos nos serviços da RAPS, ampliando as equipes multiprofissionais, conforme deliberações do Conselho Municipal de Saúde (COMUS). Eles também solicitaram que os profissionais de saúde não sejam terceirizados, para evitar a alta rotatividade e a falta de vinculação com a população, o que dificulta a qualificação técnica em um campo que já sofre com a escassez de recursos humanos especializados.

No encontro, foram apresentadas as diretrizes e deliberações da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental e da 1ª Conferência de Gestão e Educação em Saúde, realizadas em Marília. Além disso, estratégias que podem ser incorporadas no Plano de Governo de Nascimento foram discutidas. O relatório do 1º Fórum Popular de Saúde Mental, realizado em maio de 2024, foi disponibilizado ao pré-candidato, que também assinou uma Carta de Compromisso durante a reunião.

Eduardo Nascimento reforçou seu compromisso com a saúde mental, destacando a importância da intersetorialidade e da articulação entre diferentes secretarias municipais para promover o desenvolvimento humano sustentável e melhorar a qualidade de vida da população. Ele afirmou que as ações de saúde mental estão interligadas com educação, assistência social, esporte, cultura e trabalho, e que seu plano de governo refletirá esse entendimento.

"Quero reafirmar meu compromisso com as demandas apresentadas pelo Grupo de Trabalho 'Saúde Mental em Pauta'. A saúde mental é uma prioridade e, se eleito, vou garantir que os recursos sejam investidos nos serviços da RAPS, ampliando as equipes multiprofissionais e evitando a terceirização dos profissionais de saúde. Vamos retomar o Centro de Atendimento Multidisciplinar, garantindo um cuidado integral e humanizado para todos. A interligação entre as secretarias municipais será fundamental para promover um atendimento eficaz e eficiente. Acredito que juntos podemos construir uma Marília mais inclusiva e com maior qualidade de vida para todos", concluiu  Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]