Jornalista Gustavo Villani recebe a maior honraria para pessoas nascidas na cidade de Marília por seu trabalho como narrador esportivo.
No diário Oficial do Município de sábado(24), foi publicado Decreto Legislativo de autoria do vereador Eduardo Nascimento, o qual concede o título de cidadão benemérito ao narrador esportivo Gustavo Villani. Importante ressaltar que o decreto foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores da Casa de Leis. Este título é a maior honraria para pessoas nascidas no município de Marília por sua atuação profissional e social.
Nascimento, ex- secretário de Esportes de Marília, atual vice-presidente do Marília Atlético Clube(MAC) e presidente do Legislativo Municipal( Biênio 2023/2024), destacou que essa homenagem reconhece a importância do jornalista Gustavo Villani para a comunicação social, além de destaque mariliense no jornalismo esportivo.
“ Gustavo chega a casa das famílias brasileiras pela narração esportiva. Pelo futebol, o qual une tantas pessoas. É como se fizesse parte dessas famílias, com seu carisma, profissionalismo e respeito ao esporte; e ao povo. É um mariliense de destaque nacional, que traz em sua bagagem muito da nossa cidade, muito de cada um de nós. Precisamos reconhecer cada vez mais essas pessoas que são destaques e levam o nome da nossa cidade para todos os cantos desse país e do mundo. Gustavo é um exemplo de profissional, ele nos enche de orgulho; pois leva o nome de nossa cidade - por ser filho de Marília - para todo o Brasil e para o exterior por meio da rede Globo. E essa homenagem apenas reconhece que quem tanto fez pela cidade, precisa ser reconhecido pelo poder público”, explicou o autor do Decreto Legislativo.
Gustavo Villani em mensagem para o presidente da Câmara eleito – Eduardo Nascimento – disse que recebeu a notícia, por amigos, de que receberia o título de cidadão benemérito de Marília. O atleta destacou que ficou muito surpreso, feliz e agradeceu o edil.
Nascimento disse ainda que já solicitou para sua equipe de assessores pesquisar todos os nomes do esporte, cultura, jornalismo, empreendedorismo, saúde, engenharia, entre todas as áreas do conhecimento; nomes de marilienses que foram e são destaques no país.
“ Precisamos reconhecer quem faz pela cidade e pelo nosso país. Cada dia mais, sei que este reconhecimento é uma forma de incentivar a busca pelo conhecimento e por melhorias para a população. Reconhecer a atuação profissional e consequentemente todo o bem social que isso traz para nosso povo. E vamos fazer isso. Aplaudir Gustavo Villani será o início”, destacou.
Sobre Gustavo Villani
Herdou o gosto pelo futebol do avô, fanático pelo Corinthians, que o levava para ver os jogos do Marília Atlético Clube. Quando garoto, narrava jogo de botão, "pelada" de adultos, jogo dos amigos. Tinha como referência os locutores Osmar Santos e José Silvério.
Na adolescência, durante intercâmbio na Austrália, resolveu voltar para o Brasil para fazer cursinho e prestar Direito. Aos 17 anos, decide ser jornalista e se forma na Cásper Líbero. No primeiro ano da faculdade já começou a trabalhar no jornal A Gazeta Esportiva.
Foi estagiário, produtor e repórter na Rádio Transamérica. Passou também pela rádio e TV Record, onde cobriu a Copa da Alemanha como repórter. Após deixar a emissora, decidiu dar um tempo para estudar pós-graduação em Madri, na Espanha. De lá, fez matérias para o UOL, Placar e para a CBN.
Quando volta ao Brasil, recebe de Mariza Tavares, superintendente da Rádio CBN, a oportunidade de ser narrador na rádio Globo, tutoreado por Oscar Ulisses.
Sua primeira emissora de televisão foi a ESPN Brasil. Também trabalhou na rádio Estadão/ESPN..
Em fevereiro de 2013, se muda de São Paulo para o Rio de Janeiro e passa a trabalhar no canal Fox Sports Brasil. Na emissora, narrou a Copa do Mundo 2014(inclusive a final), o título do Grêmio na Libertadores de 2017, além de Olimpíadas, Campeonato Inglês, Alemão, Copa do Brasil e Sul-Americana.
Em fevereiro de 2018, deixa a Fox Sports e é contratado pelo Grupo Globo, por indicação de Galvão Bueno. A emissora investiu no profissional para reforçar a equipe de cobertura da Copa do Mundo daquele ano.
Indicado pelo colega, substitui Tiago Leifert na narração do game FIFA, sendo o narrador oficial da versão 21, ao lado do comentarista Caio Ribeiro. A narração teve boa recepção pelos gamers. O contrato vale para 3 edições do game.
Em 2021, com Galvão Bueno sendo escalado para comandar as transmissões do futebol olímpico, será o titular das transmissões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil na Globo no período.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário