Post Page Advertisement [Top]

Eduardo Nascimento concede o título de cidadão benemérito ao narrador esportivo Gustavo Villani

 Eduardo Nascimento concede o título de cidadão benemérito ao narrador esportivo Gustavo Villani


Jornalista Gustavo Villani recebe a maior honraria para pessoas nascidas na cidade de Marília por seu trabalho como  narrador esportivo. 


Gustavo Villani receberá o título de cidadão benemérito

No diário Oficial do Município de sábado(24), foi publicado Decreto Legislativo de autoria do vereador Eduardo Nascimento, o qual concede o título de cidadão benemérito ao narrador esportivo Gustavo Villani. Importante ressaltar que o decreto foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores da Casa de Leis. Este título é a maior honraria para pessoas nascidas no município de Marília por sua atuação profissional e social.

Nascimento, ex- secretário de Esportes de Marília,  atual vice-presidente do Marília Atlético Clube(MAC) e presidente do Legislativo Municipal( Biênio 2023/2024), destacou que essa homenagem reconhece a importância do jornalista Gustavo Villani para a comunicação social, além de destaque mariliense no jornalismo esportivo.

“ Gustavo chega a casa das famílias brasileiras pela narração esportiva. Pelo futebol, o qual une tantas pessoas. É como se fizesse parte dessas famílias, com seu carisma, profissionalismo e respeito ao esporte; e ao povo. É um mariliense de destaque nacional, que traz em sua bagagem muito da nossa cidade, muito de cada um de nós. Precisamos reconhecer cada vez mais essas pessoas que são destaques e levam o nome da nossa cidade para todos os cantos desse país e do mundo. Gustavo é um exemplo de profissional, ele nos enche de orgulho; pois leva o nome de nossa cidade - por ser filho de Marília - para todo o Brasil e para o exterior por meio da rede Globo. E essa homenagem apenas reconhece que quem tanto fez pela cidade, precisa ser reconhecido pelo poder público”, explicou o autor do Decreto Legislativo. 

Gustavo Villani em mensagem para o presidente da Câmara eleito – Eduardo Nascimento – disse que recebeu a notícia, por amigos, de que receberia o título de cidadão benemérito de Marília. O atleta destacou que ficou muito surpreso, feliz e agradeceu o edil. 

Nascimento disse ainda que já solicitou para sua equipe de assessores pesquisar todos os nomes do esporte, cultura, jornalismo, empreendedorismo, saúde, engenharia, entre todas as áreas do conhecimento; nomes de marilienses que foram e são destaques no país.

“ Precisamos reconhecer quem faz pela cidade e pelo nosso país. Cada dia mais, sei que este reconhecimento é uma forma de incentivar a busca pelo conhecimento e por melhorias para a população. Reconhecer a atuação profissional e consequentemente todo o bem social que isso traz para nosso povo. E vamos fazer isso. Aplaudir Gustavo Villani será o início”, destacou. 


Sobre Gustavo Villani 


Herdou o gosto pelo futebol do avô, fanático pelo Corinthians, que o levava para ver os jogos do Marília Atlético Clube. Quando garoto, narrava jogo de botão, "pelada" de adultos, jogo dos amigos. Tinha como referência os locutores Osmar Santos e José Silvério.

Na adolescência, durante intercâmbio na Austrália, resolveu voltar para o Brasil para fazer  cursinho e prestar Direito. Aos 17 anos, decide ser jornalista e se forma na Cásper Líbero. No primeiro ano da faculdade já começou a trabalhar no jornal A Gazeta Esportiva.

Foi estagiário, produtor e repórter na Rádio Transamérica. Passou também pela rádio e TV Record, onde cobriu a Copa da Alemanha como repórter. Após deixar a emissora, decidiu dar um tempo para estudar pós-graduação em Madri, na Espanha. De lá, fez matérias para o UOL, Placar e para a CBN.

Quando volta ao Brasil, recebe de Mariza Tavares, superintendente da Rádio CBN, a oportunidade de ser narrador na rádio Globo, tutoreado por Oscar Ulisses.

Sua primeira emissora de televisão foi a ESPN Brasil. Também trabalhou na rádio Estadão/ESPN..

Em fevereiro de 2013, se muda de São Paulo para o Rio de Janeiro e passa a trabalhar no canal Fox Sports Brasil. Na emissora, narrou a Copa do Mundo 2014(inclusive a final), o título do Grêmio  na Libertadores de 2017, além de Olimpíadas, Campeonato Inglês, Alemão, Copa do Brasil e Sul-Americana.

Em fevereiro de 2018, deixa a Fox Sports e é contratado pelo Grupo Globo, por indicação de Galvão Bueno. A emissora investiu no profissional para reforçar a equipe de cobertura da Copa do Mundo daquele ano.

Indicado pelo colega, substitui Tiago Leifert na narração do game FIFA, sendo o narrador oficial da versão 21, ao lado do comentarista Caio Ribeiro. A narração teve boa recepção pelos gamers. O contrato vale para 3 edições do game.

Em 2021, com Galvão Bueno sendo escalado para comandar as transmissões do futebol olímpico, será o titular das transmissões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil na Globo no período.

Foto: Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]