A Lei Ordinária nº 8884/2022 de autoria do vereador Eduardo Nascimento, publicada no Diário Oficial do Município, na última sexta-feira(26), obriga a Prefeitura de Marília disponibilizar no site oficial da Prefeitura e Portal Transparência, e em cada unidade escolar, dados referentes à qualidade da educação ofertada nos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Educação.
Importante ressaltar que a divulgação dos dados obedecerá aos princípios de publicidade e moralidade esculpidos no art. 37 da Constituição Federal, às diretrizes fixadas na Lei Federal 12.257/2011 de divulgação de informações de interesse público independentemente de solicitações e fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública.
Nascimento explica que a participação da comunidade na gestão escolar depende do seu acesso às informações aos processos educacionais , bem como dados da gestão escolar; por isso a transparência e a divulgação dessas informações são importantes para os cidadãos.
" A transparência é um preceito da boa gestão pública e esses dados poderão auxiliar os munícipes a cobrarem do poder público melhores condições de educação para todos. Pesquisas e estudos indicam que a participação da comunidade na implantação de políticas públicas é essencial para a melhoria da qualidade da educação, o qual envolve todo o contexto escolar", explica.
O texto da lei solicita também que sejam divulgadas informações sobre a infraestrutura física, ou seja, dimensões do ambiente educativo, refeitório e alimentação adequados, espaço para descanso, brinquedotecas e espaços lúdicos apropriados, condições de acessibilidade física e instalações sanitárias adequadas à faixa etária. Além de dados como: recursos humanos, práticas pedagógicas, gestão democrática , acesso e permanência na escola e transferência de recursos.
" Destaco que esta lei coaduna com as normas internacionais de Direitos Humanos, com os princípios constitucionais vigentes e com a diretrizes do Ministério da Educação. A lei tem como objetivo ampliar a divulgação de dados oficiais de estabelecimentos de ensino da rede municipal, a qual nos proporcionará um quadro adequado para analise da situação real da educação municipal, além da gestão democrática da educação. Apenas entendemos que a educação pública necessita envolver uma participação popular para gestão da coisa pública", finaliza.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário