O Projeto Academia ao Ar Livre, na Rua Américo Guedes Paiva, no bairro Nova Marília, na praça - localizada atrás da Escola Estadual Professora Silvia Ribeiro de Carvalho foi uma solicitação do vereador Eduardo Nascimento em novembro de 2019, ao então Secretário de Estado de Esportes - Aildo Rodrigues Ferreira - durante a abertura dos Jogos Abertos do Interior, o qual aconteceu em Marília no ano supracitado.
Nascimento comentou que durante a abertura do evento entregou ao ex-secretário de Estado de Esportes um ofício solicitando o equipamento e prontamente o titular da pasta atendeu o pedido.
" Na época eu também era Secretário de Esportes do município e tinha uma excelente relação com o pessoal do Esporte de São Paulo, até devido aos grandes eventos e convênios que firmamos durante minha gestão na pasta. Pena que agora as parcerias com o Estado e com a União não acontecem mais. Lamentável para o esporte e para nossos atletas", enfatizou.
Importante destacar que o o equipamento foi uma solicitação dos moradores da região para Eduardo Nascimento. A academia foi implantada em junho deste ano.
" Em outubro de 2019, um grupo de moradores me procurou para solicitar a academia para praça. Como teríamos os Jogos Abertos, decidimos fazer a solicitação no evento. Aildo que era gestor da pasta do Estado de Esporte, além de elogiar a organização do evento, prontamente nos atendeu. Reitero que no mês de maio protocolei o requerimento 739/2022 solicitando informações da Prefeitura sobre a implantação do equipamento. Ou seja, sempre estava em contato com o Estado e fiscalizando a situação no município para a implantação do equipamento", destacou o Edil.
Nascimento ressalta ainda que o acesso ao esporte e às práticas esportivas é dever do Estado e que o equipamento auxiliará os moradores nas suas atividades físicas diárias.
" A constituição federal traz como dever do Estado fomentar o lazer e o esporte, portanto o poder público deve incentivar projetos esportivos e criar políticas públicas que ofereçam acesso ao esporte e lazer gratuitos. Talvez o maior desafio dos gestores de esportes no Brasil, seja garantir que as leis já existentes sejam de fato aplicadas e que a população tenha direito ao esporte e lazer. A implantação dessas academias ao ar livre promove o lazer, a interação e a prática de atividade física, poderia se tornar uma política pública, inclusive com professores orientando as atividades. Basta boa vontade", finaliza.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário