O Projeto de Lei (PL) 107/2021 de autoria do vereador Eduardo Nascimento irá à votação – como objeto de deliberação - hoje (27), na Sessão Ordinária da Câmara de Marília. O projeto institui o programa “EMPREGO CIDADÃO” aos participantes de programas de tratamento de dependência química na cidade de Marília e cria o selo “RESSOCIALIZA” às empresas contratantes.
O edil explica que o objetivo do projeto é exclusivamente pautado em contribuir com o desenvolvimento, reinserção social e a garantia de direitos às pessoas que realizam tratamento pela dependência química na cidade.
“A dependência química, seja em álcool ou qualquer
outra substância tóxica, lícita ou ilícita, mais que uma doença física, é um
verdadeiro massacre ao indivíduo, que passa a ser segregado, ocasionando-lhe
profundo sentimento de culpa e de desajuste social, que dificultam sobremaneira
sua saída do vício. Portanto, é necessário estabelecer os vínculos pessoais,
familiares e sociais dos dependentes químicos. O trabalho é fundamental porque ele
reinsere o individuo no corpo social”, destaca Nascimento.
A empresa que aderir ao programa e contratar o cidadão receberá o
"SELO RESSOCIALIZA" e contará com benefícios tributários a critérios
do Poder Executivo.
“ Importante ressaltar que a reinserção não é uma ação pontual, ela envolve diversos ambientes. É muito mais do que oferecer ao dependente em recuperação um emprego ou qualificação profissional. Reinserção social somos nós governos, sociedade civil, iniciativa privada e cidadãos comuns, permitindo ao dependente que ele tenha apoio nessa chance que precisa para recomeçar longe das drogas e com dignidade, ou seja, um trabalho de acolhimento e multiprofissional é urgente. Por isso, a importância deste projeto em todos os âmbitos sociais, pois institui uma chance de reintegração do individuo em sociedade”, finaliza Nascimento.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário